O laço verde é o símbolo da campanha de Doação de órgãos
Na teoria a doação de órgãos e tecidos consiste na remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente morreu ou de um doador voluntário, com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em outras pessoas vivas. Na prática essa atitude se resume em um ato de amor ao próximo.
Quais órgãos podem ser doados?
- Em vida os órgãos que podem ser doados são: medula óssea, rim, parte do pulmão e parte do fígado. Um único doador de órgãos é capaz de salvar ou melhorar a vida de mais de 20 pessoas. O doador deve ter mais de 18 anos e boas condições de saúde;
- Em morte os órgãos que podem ser doados são: pulmões, pâncreas, fêmur, córneas, rins, fígado e coração. A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais. Um dos membros da família pode manifestar o desejo de doar os órgãos e tecidos ao médico que atendeu o paciente ou a comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos do hospital. Os transplantes ocorrem através de uma cirurgia tradicional e, ao fim do procedimento, o corpo é reconstituído, podendo ser velado normalmente.
Mesmo diante de um momento de profunda dor inerente ao luto de um ente querido, podemos fazer o bem salvando e ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas através da doação de órgãos.
A conscientização da importância da doação tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, mas ainda não é o suficiente para suprir a demanda necessária de pessoas que enfrentam filas (muitas vezes até mesmo por anos) à espera de um transplante em todo o mundo.
Só no Brasil em 2017 mais de 60 mil pessoas aguardavam por algum tipo de transplante. Uma pesquisa recente apontou que menos da metade das famílias de parentes falecidos aceitam doar órgãos e que essa negativa se dá principalmente por falta de informação.
Não faça desse assunto um “tabu”, converse com os seus amigos e familiares sobre a importância da doação de órgãos e ajude a salvar vidas.
#DoeOrgãos