Faltando pouco mais de um mês para o início do Inverno americano, Massachusetts já teve sua primeira neve do Outono de 2018. Além do tradicional “geleira”, que antecede a estação mais fria do ano, é hora de ficarmos atentos não só aos casacos, botas e gorros, que nos protegem do extremo frio, mas também devemos ficar muito alertas qiuanto ao perigo que o monóxido de carbono (CO) – (gás que sai dos escapamentos dos veículos e de canos de residências) pode representar, pois infelizmente nessa época do ano é muito comum vermos nos noticiários tragédias ocorridas por intoxicação com o temido gás.
Altamente tóxico e inflamável, o monóxido de carbono resulta da queima de combustíveis como a gasolina, lenha, carvão e o gás de cozinha. A inalação do gás pode até mesmo ser mortal, isso porque o monóxido de carbono é um inimigo “silencioso”: não tem cor, gosto, nem cheiro e é expelido pelo escapamento de veículos e canos de residências. Quando inalado em grande quantidade, impede que o sangue transporte oxigênio e não permite que os tecidos o utilizem de forma eficaz, causando a morte de quem o inalou.
Para ter noção do quão nocivo esse gás é, de acordo com relatos, o monóxido de carbono chegou a ser usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial para matar milhares de pessoas nas temidas “câmaras de extermínio”.
Todo cuidado é pouco! Por isso fique atento (a) as dicas de segurança durante a temporada de neve e mantenha sua família segura e longe de intoxicações.
Prevenção em residências:
– Já existem os chamados “Carbon Monoxide Alarm”, um aparelho que é comercializado e que apitará no caso de sinais de que haja vazamento de gás nas residências;
– Nunca use o forno do fogão para aquecer a sua casa.
– Verifique regularmente as saídas de gases do sistema de aquecimento na sua casa, a fim de ter certeza de que as mesmas não estejam bloqueadas por neve ou qualquer objeto;
– No caso de suspeita do vazamento de monóxido de carbono, as janelas devem ser abertas e a casa deve ser evacuada. A origem do vazamento do monóxido de carbono deve ser detectada por especialistas após uma rigorosa inspeção profissional.
Prevenção em automóveis:
– Nunca deixe o carro ligado por muito tempo dentro da garagem ou em ambientes fechados;
– Nunca deixe crianças ou animais dentro do veículo enquanto você remove a neve;
– Nunca ligue o carro com o cano do escapamento tampado pela neve.
Espalhe a informação e ajude a salvar vidas!