Ir para o conteúdo

Conheça 10 sinais do Alzheimer

O Alzheimer é uma das doenças neuro-degenerativas mais “comuns” e também mais temidas entre as pessoas com mais de 60 anos de idade (faixa etária mais afetada pela doença). Esse receio acontece devido às consequências da doença, tais como: declínio das funções cognitivas, redução da capacidade de trabalho e relação social, além da perda de memória recente, que acaba interferindo no comportamento da pessoa e no relacionamento com familiares e amigos.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), atualmente o Brasil tem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que 6% dessa população são diagnosticadas com a doença que ainda é considerada como incurável. Nos Estados Unidos cerca de 5 milhões de idosos tem Alzheimer e a doença está entre as cinco que mais matam pessoas entre 75 e 80 anos.

A evolução dos sintomas do Alzheimer faz com que a pessoa fique cada vez mais dependente dos cuidados de terceiros, até mesmo para realizar as tarefas mais básicas do dia-a-dia.

Mesmo com inúmeros estudos sobre a doença em todo o mundo, a causa do Alzheimer ainda não é completamente conhecida, mas cientistas acreditam que o risco de desenvolvê-la pode ser um pouco maior se um parente de primeiro grau – seu pai ou irmão – tem a doença.

Como o início da doença é gradual é difícil ter certeza de quando a enfermidade começou. Ainda não existem prevenções concretas para o Alzheimer, porém o que se sabe é que uma boa rotina social e saudável, como a prática de atividades físicas, leitura de livros e jornais, jogos inteligentes e participação em atividades de grupo ajudam a estimular a memória, reduzindo a possibilidade da doença.

CONHEÇA 10 SINAIS DA DOENÇA:

  1. Perda da memória recente;
  2. Estado agitado e o humor alterado;
  3. Dificuldade em realizar tarefas básicas do dia-a-dia;
  4. Troca sistemática do lugar das coisas;
  5. Desorientação da percepção do tempo e do espaço;
  6. Dificuldade de comunicação;
  7. Discurso repetitivo;
  8. Perda de iniciativa e motivação;
  9. Perda das habilidades motoras;
  10. Insônia.

Ao identificar 3 ou mais sintomas procure a ajuda de um médico especialista. O diagnóstico precoce, juntamente com o tratamento correto, é eficaz e pode auxiliar na redução dos sintomas.

 

Role para cima