Praia, sol e calor… Uma das estações mais esperadas do ano sem dúvida é o verão, mas na mesma proporção que aguardamos que as temperaturas subam para curtirmos todos os atrativos que ela nos proporciona, também temos que estar muito atentos e tomar as medidas necessárias em relação aos malefícios que a contínua exposição aos raios solares pode causar a nossa saúde, em especial ao maior órgão do corpo humano: a pele.

Todo cuidado é necessário, pois o câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente nos últimos anos, sendo responsável por cerca de 30% dos diagnósticos da doença. No Brasil o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, o assustador número de cerca de 180 mil novos casos da doença.

O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Como qualquer célula que compõe a pele pode dar origem a doença, existem diversos tipos de câncer de pele, que podem ser divididos como: câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma, considerado o tipo mais agressivo.

Prevenção

A rotina de cuidados com a pele ainda é a melhor forma de prevenir o câncer de pele. Uma rotina de hábitos simples, tais como:

Sinais da doença

Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais rápido e eficaz pode ser os efeitos do tratamento. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sinais: manchas, saliências, alteração de pintas e nódulos na pele. Ao observar qualquer alteração em sua pele, procure um médico dermatologista.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *