TEMPO DE LEITURA: 4 MINUTOS

 

Principais erros dos Investidores Iniciantes (e como evitá-los)

Muitos investidores iniciantes cometem erros de especulação financeira como casos bem conhecidos da Avestruz Mazter e mas recente Telexfree , que podem comprometer a realização dos seus objetivos no longo prazo. Visando mitigar estes erros, é fundamental que você aprimore algumas habilidades que vão além das fronteiras da economia, tais como: disciplina, maturidade e pró atividade.

Pensando nestas soluções, elaboramos uma lista com os quatro erros mais comuns de quem começa a investir. Fique atento a cada um deles e garanta que seu investimento terá um bom retorno no longo prazo:

#01 – Resultados expressivos da noite para o dia

Não adianta querer enriquecer de uma hora para a outra. Esqueça as promessas falsas de rentabilidades garantidas, os casos de pessoas que enriqueceram do dia para a noite são raros e incomuns.

A vontade de enriquecer rapidamente pode levar o investidor a tomar decisões baseadas no seu lado emocional, o que pode ser um tremendo problema quando falamos sobre investimentos. Mais de 95% dos investidores conseguem os seus objetivos de forma racional e disciplinada, pensando sempre no longo prazo. Avestruz Mazter e Telexfree nao e investimento, e especulação. Pesquisando no dicionário Aurélio temos as seguintes definições:

Investir: Aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento (de capitais).

Especular: Efetuar operações comerciais ou financeiras de que se espera obter lucros com a oscilação dos preços.”

E importante entender a diferenca para voce construir seu patrimonio. Em breve vamos escrever sobre a distruicao de patrimonio causado pela TelexFree!

#02 – Investir somente na Caderneta de Poupança

Ela ainda é responsável pela maior fatia de investidores brasileiros, mesmo sendo um investimento com baixíssima rentabilidade. Investir somente na Poupança pode fazer com que você deixe de ganhar quantias expressivas de capital no longo prazo.

Para se ter uma ideia do problema, no atual cenário de juros altos, o rendimento da poupança não é o suficiente nem para corrigir a inflação gerada, quem dirá auferir ganhos reais.

A dica aqui é diversificar: existem inúmeros investimentos tão seguros quanto a poupança que apresentam rentabilidades consideravelmente superiores.

#03 – Não pesquisar o mercado

Se você deseja aplicar os seus recursos através de uma instituição financeira, a dica é pesquisar o mercado: as rentabilidades oferecidas podem variar muito de uma instituição para outra. Este cuidado é fundamental pois no longo prazo a diferença tenderá a ser bem expressiva.

Atente também para os valores pagos, como taxas de administração, performance, carregamento, entrada, etc. Muitos investidores olham somente para as rentabilidades, o que é um grande equívoco.

Vamos a um exemplo:

José deseja contratar um plano de previdência privada. Ao pesquisar o mercado, encontrou as seguintes opções nos bancos X, Y e Z:

Investimento Rentabilidade mensal média Taxa de Carregamento
Previdência Banco X 1,05% 15%
Previdência Banco Y 1,02% 18%
Previdência Banco Z 0,99% 5%

 

Se José vislumbrasse apenas a rentabilidade, com certeza teria optado pela previdência privada do banco X, desconsiderando totalmente a alta taxa de carregamento que a instituição acabaria lhe cobrando. No exemplo acima, o investimento mais adequado, mesmo com uma menor rentabilidade, seria a previdência privada do Banco Z devido a baixa taxa de carregamento cobrada.

#04 – Deixar de lado a capacitação

A vida dos investidores iniciantes requer uma pro atividade constante. Com o cenário político e econômico desafiadores, a tarefa de investir no Brasil está cada dia mais complexa. O investimento em boas capacitações é requisito fundamental para que o investidor tenha bons resultados no longo prazo.

A falta de conhecimento somada a diversidade de produtos existentes no mercado pode induzir o investidor a cometer erros graves e perder muito dinheiro. A capacitação constante vai lhe ajudar a evitar as armadilhas do mercado financeiro e optar pela aplicação que lhe trará os melhores resultados.

Diante disto, iremos prepar palestras que abordam alguns ensinamentos sobre os investimentos mais rentáveis da atualidade:

Investidores Iniciantes – Conclusão

 

Os juros compostos possuem um fator determinante para nossos resultados no longo prazo, por isso, é imprescindível que os investidores iniciantes busquem conhecimento constante, visando maximizar a rentabilidade dos seus portfólios de investimento.

Através do presente artigo procuramos passar a vocês a importância de evitar ao máximo alguns erros que podem comprometer o resultado de nossos investimentos.

Como dica final, ressaltamos a importância da atualização constante. As informações estão cada vez mais acessíveis a todos nós. Jornais, revistas, periódicos, sites, blogs, cursos e afins.

Leia muito. Diversifique. Abra seus horizontes para novas possibilidades de investimento.

Por hoje é isso, pessoal.

Um abraço e até a próxima!

Weverton Tiago, apenas mais um blogueiro que escreve sobre um assunto tão precário em nossa comunidade no EUA: Educação Financeira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *