Ir para o conteúdo

Detalhes Importantes Sobre a Mudança de Status do Visto de Turista Para o Visto de Estudante

Muitas dúvidas surgem quando se fala em mudança de status de turista para estudante. Algumas questões envolvendo o tempo de processamento, documentação a ser enviada à Imigração, requisitos e manutenção do status são bastante frequentes para aqueles que pretendem ou já estão no processo de obtenção do status de estudante. O esclarecimento das dúvidas é muito importante para garantir um bom planejamento da sua estadia nos Estados Unidos.

Se você ainda não sabe o que é a mudança de status clique aqui para se informar.

Meu visto de turista vai vencer e ainda não tive a resposta sobre a mudança de status. E agora?

Um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os aplicantes é em relação ao tempo de processamento  do I-539 (formulário a ser preenchido na solicitação de mudança de status). De acordo com consulta realizada recentemente, o tempo médio entre o recebimento da documentação e a emissão da decisão pela Imigração é de dois meses e meio. No entanto, a alguns meses atrás, esse período chegava a quase um ano.

Quando um turista entra nos Estados Unidos, a Imigração emite um documento (I-94) que autoriza a sua permanência no país, geralmente, por seis meses. Contudo, ao solicitar a mudança de status, muitas vezes não se tem um retorno do caso antes do vencimento do I-94.

A boa notícia é que, enquanto aguarda a resposta da Imigração, embora esteja out of status, você pode permanecer nos Estados Unidos sem ser considerado ilegal. Se a sua solicitação for aprovada pela Imigração, você poderá permanecer no país sem qualquer recordação de presença ilegal. Se a sua solicitação não for aprovada pela Imigração, você deverá deixar o país dentro do período estipulado, também sem que haja o registro de qualquer permanência ilegal.

Quais documentos devo enviar para a Imigração para a mudança de status?

Outra questão recorrente diz respeito à documentação a ser enviada para a Imigração. É muito importante que não haja dúvidas sobre os documentos, pois é através deles que será demonstrado para a Imigração que você é elegível para a mudança de status.

Os documentos obrigatórios a serem encaminhados são os seguintes:

  • Formulário I-539
  • Taxa no valor de $ 290 que deve ser paga por meio de cheque ou money order
  • Via original do I-20
  • Comprovante de pagamento da taxa SEVIS
  • I-94
  • Cópia do passaporte
  • Cópia dos documentos (pessoais ou do sponsor) que comprovam condições financeiras para arcar com os custos do curso escolhido

Além da documentação obrigatória, quaisquer outros documentos que comprovem o vínculo do aplicante com o Brasil e que reforcem a validade das informações fornecidas nos formulários são úteis para convencer o agente da Imigração de que você é elegível para a mudança de status. É bastante recomendável que o aplicante envie uma carta informando à Imigração (1) os motivos que o levaram a querer alterar o status do seu visto, (2) quais são os planos de estudo e como isso será útil quando ele voltar para o Brasil, e (3) como ele irá financiar os seus estudos. Embora essa carta não seja exigida, é uma das formas mais eficientes de demonstrar para a Imigração as suas intenções e convencê-la de que você é elegível para a mudança de status.

É importante destacar que, caso a Imigração não se convença da elegibilidade do aplicante para a mudança de status ou necessite de mais esclarecimentos sobre o caso, poderão ser solicitados documentos complementares. Qualquer informação adicional será solicitada através de correspondência e deverá ser enviada no prazo informado pela Imigração. Por este motivo, é fundamental que o aplicante mantenha o seu endereço atualizado, pois é por meio de correspondência que será realizada a comunicação entre o solicitante do novo status e a Imigração.

Para onde devo enviar minha documentação?

Os documentos referentes à solicitação de mudança de status devem ser enviados à Imigração no seguinte endereço:

USCIS
ATTN: I-539
2501 S. State Highway 121 Business
Suite 400
Lewisville, TX 75067

É muito importante lembrar que toda a documentação deve ser enviada em uma só postagem. Caso seja enviada mais de uma correspondência contendo documentos referente à solicitação de mudança de status, somente serão analisados os documentos recebidos pela Imigração na primeira postagem.

Posso estudar enquanto aguardo a aprovação da mudança de status?

Aplicantes que aguardam a mudança de status para estudante não estão autorizados a estudar até que recebam a aprovação de seu requerimento pela Imigração. Caso o aplicante passe a frequentar as aulas antes de obter autorização, poderá ser desqualificado para a mudança de status.

Algumas informações relevantes

É muito importante que o aplicante saiba que somente poderá solicitar a mudança de status se for entre a data da expiração do I-94 e a data de início das aulas (conforme consta no I-20) houver um período de, no máximo, 30 dias.

Outro aspecto a ser considerado é que, caso o requerimento seja negado, será concedido ao aplicante um prazo para deixar país e o visto de turista será cancelado. Portanto, caso o aplicante deseje voltar para os Estados Unidos como turista, deverá obter um novo visto no consulado americano no Brasil.

Saiba ainda que, como solicitante da mudança de status, o aplicante não deve deixar os Estados Unidos antes de receber a resposta da Imigração, caso contrário será considerado abandono de caso. Após concedida a mudança de status, se o estudante optar por visitar o Brasil durante o seu curso, terá que comparecer ao consulado americano no Brasil e obter o visto de estudante, já que, até então, ele só possuía autorização para estudar. Neste caso, é importante que o estudante entre em contato com o setor responsável por estudantes internacionais da sua escola antes de viajar e se informe sobre o procedimento e a documentação necessária.

Como se pode observar, a mudança de status é um processo complexo que requer atenção aos detalhes. Se você optou por este procedimento, certifique-se de que esclareceu todas as suas dúvidas e, o mais importante, planeje-se de acordo com os prazos, documentos e requisitos exigidos pela Imigração.

Se você ainda tem dúvidas a respeito do tema, envie um e-mail para o seguinte endereço: perguntas@padref.com.

Role para cima