Ir para o conteúdo

Como Completar o Supletivo Brasileiro nos Estados Unidos 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) pode ser feito por pessoas que moram nos EUA, não tiveram a oportunidade de terminar o ensino médio ou fundamental no Brasil e gostariam de obter o certificado brasileiro dentro dos EUA. O ENCCEJA é realizado desde 2002 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior.

No exterior, o ENCCEJA acontece anualmente em cidades selecionadas e geralmente é organizado e administrado pelo Consulado Brasileiro local. Todos os brasileiros que moram no exterior, que não concluíram o ensino médio e que têm mais de 18 anos ou que não concluíram o ensino fundamental e que têm mais de 15 anos podem fazer ENCCEJA para concluir o ensino médio ou o ensino fundamental.

A inscrição para o ENCCEJA é gratuita e feita exclusivamente pela internet neste website. Os documentos necessários para fazer a inscrição para o ENCCEJA são a carteira de identidade, o CPF e o passaporte (verifique aqui).

O ENCCEJA é composto de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no Exterior):

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Aqui estão alguns materiais gratuitos para estudar para o exame e os gabaritos das provas dos anos anteriores. Posteriormente, A Legion of Good Will (Legião da Boa Vontade dos EUA) ministrou gratuitamente cursos preparatórios para o ENCCEJA, online e também presenciais em Manhattan, NY.

Após fazer o ENCCEJA, você pode receber o Certificado ou a Declaração de Proficiência. O Certificado é o documento que reconhece oficialmente que você cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. A Declaração de Proficiência é uma certificação parcial que comprova que o educando cumpriu um ou mais componentes curriculares. Se você fizer o ENCCEJA e não obter a pontuação mínima para a certificação, você pode fazer o exame novamente.

Até o momento da publicação deste post, o ENCCEJA 2017 nos EUA não tem datas confirmadas. Para ficar por dentro das datas importantes e inscrições para o ENCCEJA 2017, verifique o website do consulado geral do Brasil mais perto de você.

Envie suas perguntas para perguntas@padref.com.

Role para cima