A depressão é um transtorno mental considerado uma das principais causas de suicídio deste século em todo o mundo. Uma doença muitas vezes silenciosa, que tem atingido cada vez mais pessoas sem distinguir idade, cor, raça ou crença.
Uma tristeza que gera angústia profunda e contínua e que, muitas vezes, não tem motivo aparente. Muito cuidado: você pode estar sofrendo de depressão.
Nem todos os casos de depressão levam a pensamentos suicidas, mas banalização da doença tem levado diversas pessoas a não darem a devida atenção a amigos, conhecidos e familiares que sofrem com essa grave doença e que cada vez mais tem levado inúmeras pessoas a tirarem a própria vida.
A identificação de sintomas, tais como: falta de ânimo para viver, sensibilidade e emoções a flor da pele e distúrbios no sono é o primeiro passo para ajudar a pessoa depressiva a sair do estado atual, buscando a ajuda de amigos, familiares e profissionais da saúde.
Como os surgimentos dos primeiros sintomas demoram a ser percebidos e geralmente são “silenciosos”, na maioria dos casos a doença só é descoberta quando já está em estado avançado, causando diversos transtornos na rotina da pessoa, por isso requerem atenção redobrada.
Quais os motivos que podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro de depressão?
Em muitos casos seu aparecimento está associado a fortes impactos vividos, como perdas de trabalho, luto, doenças, conflitos sentimentais, dificuldades financeiras e solidão.
O fato de morar fora do país de origem, muitas vezes longe de familiares e amigos, em outra cultura, costumes e idioma podem ser fatores determinantes para que um indivíduo entre em depressão.
Só no decorrer do ano de 2017 e já no início de 2018, diversos casos de brasileiros que residiam nos Estados Unidos e que cometeram suicídio, foram registrados. Em boa parte dos casos, a depressão foi o fator determinante para que eles tirassem a própria vida.
Ressignificar essa profunda e frequente tristeza pode parecer impossível para quem não vê nenhum sentido na vida, mas se a pessoa for acompanhada por um profissional da área de saúde, for motivada, acolhida, compreendida, amada e respeitada por seus amigos e familiares, essa situação pode se reverter, trazendo assim um novo sentido para a vida.
Se você tem motivos para acreditar que alguém que você conhece está com depressão, faça a diferença: ajude esta pessoa a procurar ajuda o mais rápido possível.